G20 divulgará novo comunicado conjunto nesta semana, diz Haddad

Na imagem acima, Haddad durante palestra na USP

Ministro da Fazenda declarou que o 1º informativo do grupo de países foi bem-recebido e tem sido debatido no mundo

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta 4ª feira (23.out.2024) que os países do G20 (grupo das 20 maiores economias do mundo) deverão aprovar e divulgar um novo comunicado nesta semana. Para o ministro, o anúncio reforça o informativo anterior e avança em propostas que vão “alinhando os países, organismos multilaterais e bancos de desenvolvimento” em torno dos mesmos objetivos.

Sob a gestão do Brasil, o G20 publicou um comunicado em julho sobre a taxação dos super-ricos. “Entre hoje (23.out) e amanhã (24.out) nós já devemos aprovar um 2º comunicado que não é algo simples. Tudo que é comunicado pelo G20 tem que ser de consenso dos 20 países. Não é um comunicado da presidência do G20”, declarou Haddad nesta 4ª feira (23.out).

Segundo o ministro, o 1º comunicado foi muito bem-recebido e tem sido debatido no mundo. Defendeu que é preciso repensar o sistema tributário global. Disse que a OCDE (Organização para Cooperação e o Desenvolvimento Econômico) tem demonstrado que a coordenação entre os países pode ajudar a “mitigar a erosão da base fiscal dos Estados nacionais”.

Haddad e a ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva, lançaram nesta 4ª feira (23.out) uma plataforma de investimento verde em Washington, nos Estados Unidos. Eis a íntegra do comunicado (PDF – 197 kB). A BIP (Plataforma de Investimentos em Transformação Climática e Ecológica do Brasil) é uma iniciativa do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para atrair recursos estrangeiros para o país.

TAXAÇÃO DE RICOS

O Poder360 apurou que a proposta de taxação global de bilionários enfrentou resistências no G20, especialmente de países ricos. Em abril, Haddad disse que gostaria de publicar em novembro um comunicado político com o consentimento dos 20 países integrantes do G20 para a cooperação internacional em taxar “super-ricos”.

Fonte: Poder 360

Compartilhar nas Redes Sociais

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais