(Foto: Daniella Coriolano, NSC TV)
Os fãs da Tropicália e Doces Bárbaros ou mesmo da carreira solo do cantor e compositor Gilberto Gil já podem se preparar, pois o Instituto Maratona Cultural anunciou nesta sexta-feira (24) show do ex-ministro da Cultura para a próxima edição da Maratona Cultural em Florianópolis, que ocorrerá entre 23 e 26 de março, em comemoração aos 350 anos da capital dos catarinenses.
O show será no Largo da Alfândega, no Centro, com acesso gratuito. Em dezembro de 2020 a Câmara Municipal de Florianópolis votou contra a concessão de título de cidadão honorário a Gilberto Gil, após aprovação em primeira votação.
Em julho de 1976, a turnê dos Doces Bárbaros – com Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gal Costa e Maria Betânia – veio para Florianópolis fazer um show no Clube Doze de Agosto. Uma batida policial na véspera da apresentação, no hotel no qual se hospedavam os músicos baianos, prendeu Gil e Caetano por posse de um cigarro de maconha para consumo próprio. O caso ficou nacionalmente conhecido. Após período preso em hospital psiquiátrico, Gil compôs duas músicas (Sandra e A Gaivota) e levou mais de cinco décadas para voltar a se apresentar na capital Florianópolis.
Será um reencontro histórico.