O Flamengo está encaminhando a contratação de seu quarto reforço nesta janela de transferências: Gonzalo Plata. As conversas do Rubro-Negro com o Al-Saad tinham avançado, mas em dado momento, o clube do Catar fez novas exigências, e a negociação chegou a empacar.
Todas as questões estavam alinhadas desde a última sexta-feira (23), mas no dia seguinte, o Al-Saad respondeu com mudanças em cláusulas contratuais, valores e percentuais. O Flamengo não concordou com as alterações e ameaçou recuar caso o clube do Catar não voltasse a negociar nos termos iniciais.
Nos últimos dias, o Al-Saad voltou às negociações anteriores, e as conversas continuam, ainda que lentamente. O Flamengo, entretanto, entende como um movimento natural, visto que clubes do Oriente Médio são mais rígidas ou ‘não precisam de dinheiro’.
Cabe ressaltar que ainda há cláusulas a serem definidas sobre a compra, bônus da transação e exames médicos. O Flamengo se mantém confiante e tenta acertar as coisas o mais rápido possível, visto que a janela de transferências fecha na próxima segunda-feira (2).
Valores da negociação
Para contratar Gonzalo Plata, o Flamengo vai desembolsar cerca de 3,65 milhões de euros (R$ 22,4 milhões) por 30% dos direitos econômicos do atacante. Com o Rubro-Negro e o equatoriano todas as questões já estão acertadas, como questões salariais e tempo de contrato – até dezembro de 2028. Agora, os empresários do jogador tentam a liberação junto ao Al-Saad.
Gonzalo Plata tem 23 anos, 1,78m de altura, é canhoto e joga na ponta-direita. O atacante fez uma grande temporada no Oriente Médio, com 12 gols e oito assistências, ou seja, 20 participações em gols.
Gonzalo Plata foi revelado pelo Independiente Dell Vale, e tem passagens por Sporting, de Portugal, e o Valladolid, da Espanha. Vale destacar que, em 2019, o atacante foi considerado o terceiro melhor jogador do Mundial Sub-20.