Economista substituirá Roberto Campos Neto; seu nome ainda precisa ser aprovado pelo Senado
Integrantes do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deram parabéns a Gabriel Galípolo pela indicação para a presidência do BC (Banco Central) nesta 4ª feira (28.ago.2024). O economista substituirá Roberto Campos Neto, que está no comando da autoridade desde 28 de fevereiro de 2019.
Nas redes sociais, desejaram sucesso a Galípolo “na missão de baixar os juros e contribuir com a justiça social” no país.
Atualmente, o economista é diretor de Política Monetária no BC. Para chegar à presidência da instituição, precisará ter seu nome aprovado pelo Senado.
O ministro extraordinário de reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, afirmou que o presidente Lula e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fizeram uma “escolha acertada”.
Alexandre Padilha (Relações Institucionais), disse que, com Galípolo na presidência do BC, será possível retomar o ciclo de crescimento econômico e a redução de desigualdades no país.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, declarou que o indicado do presidente Lula fará um grande trabalho à frente da autoridade monetária.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou que a indicação de Galípolo foi feita “no momento em que o Brasil precisa cada vez mais pessoas comprometidas com o desenvolvimento econômico”.
Leia outras manifestações:
- Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário:
- Ricardo Cappelli, presidente da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial):