O secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), Jerry Comper, participou do ato de liberação, neste sábado, às 10h, do trânsito na ponte que liga os municípios de São João do Sul e Praia Grande, no Extremo Sul catarinense. A estrutura estava interditada para o tráfego de veículos desde o dia 17 de junho em função do deslocamento de um dos pilares que dão sustentação à travessia.
“É uma obra importante. A Secretaria agiu rapidamente quando um dos pilares da ponte cedeu para evitar maiores danos, pensando sempre na segurança da população,” explicou Jerry Comper, salientando que a liberação incentiva o turismo, o escoamento da produção, gerando emprego e renda.
A cabeceira da ponte já havia sido restaurada após ceder em função das fortes chuvas no começo do ano. Os materiais aplicados nesse trabalho anterior ajudaram a segurar a ponte devido à fortíssima correnteza do Rio Canoas.
O trânsito no local estará funcionando normalmente para todos os tipos de veículos. A SIE alerta, no entanto, para que os motoristas trafeguem com atenção e cuidado no local porque ainda haverá pessoas e máquinas pesadas atuando na ponte para os ajustes finais que a estrutura precisa, como o revestimento asfáltico e o reforço com pedras nas margens do rio.
“Neste momento já temos toda a segurança para o tráfego. Já vamos liberar para dar vazão ao tráfego ao escoamento da produção local por ali. Em cerca de uma semana os ajustes finais devem estar concluídos,” explica o coordenador da SIE para a região Sul, Alisson da Silva.
Quando um dos pilares cedeu em função da fortíssima correnteza do Rio Canoas, emergencialmente e de forma rápida, a Secretaria da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) e a empresa detentora do contrato de manutenção apoiaram a ponte com pedras para dar sustentação à estrutura.