O ator João Vicente de Castro revelou, nesta quarta-feira (14), que quase desistiu da profissão. Em entrevista para o programa Sem Censura, o carioca contou que chegou a trabalhar no mercado publicitário em SP antes de ser ator.
João Vicente relatou que, no início da vida adulta, recebeu um conselho marcante do autor de novelas João Emanuel Carneiro sobre desistir do sonho da atuação. “Tinha um amigo, o João Emanuel Carneiro, que escreveu uma série na época. Eu falava em ser ator e ele respondia com uma frase que nunca vou me esquecer: ‘pra cada Fábio Assunção, existem dez mil Fábios Assunções frustrados. Larga isso, você não é herdeiro. Você tem que ganhar dinheiro‘”, contou o ator.
“Estava a ponto de me tornar um carioca autêntico, usava sunga sentado no baixo Gávea e minha mãe viu que me tirar do Rio seria importante. Eu estava muito acostumado e esse choque seria importante. Me colocar em uma empresa acordando às nove da manhã foi uma forma de me civilizar, mesmo“, completou.
O carioca afirmou que se mudou para São Paulo para trabalhar como publicitário e chegou a ser efetivado na agência em que atuava. Mesmo assim, não conseguiu deixar de lado o sonho de ser ator, o que o levou a voltar para o Rio e encontrar novas oportunidades na área: “Fui trabalhar em publicidade e fui efetivado. Gostei de alguma forma, mas bateu na minha cabeça: ‘não vai nem tentar o que você queria?”’.
‘‘Voltei ao Rio, pedi demissão, comecei a tentar e então conheci um dos sócios [do Porta dos Fundos]. Já me disseram que foi a volta mais longa que uma pessoa já deu pra virar ator sem fazer nenhum teste“, finalizou João Vicente de Castro. O trabalho no Porta dos Fundos, canal de esquetes de humor do Youtube, foi o que levou o ator a ficar conhecido pelo público em geral. Hoje em dia, o carioca já acumula alguns trabalhos também para o cinema e televisão.
Jornalista formado pela PUC-SP. Apaixonado por arte, cultura e entretenimento.