“Governo faz estardalhaço com o reajuste do salário mínimo, mas tira com as duas mãos”, declarou líder da Oposição no Senado
O senador e líder da Oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), afirmou em seu perfil no X (ex-Twitter) que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “concede aumentos populistas para se promover, depois volta atrás”.
“O governo do PT faz estardalhaço com o reajuste do salário mínimo, mas tira com as duas mãos! Concede aumentos populistas para se promover, depois volta atrás, prejudicando aposentados e os mais pobres. E o povo é quem paga a conta da irresponsabilidade”, disse.
Como mostrou o Poder360, Lula disse em junho de 2024 que não mudaria o cálculo de reajuste do salário mínimo.
No entanto, o Congresso aprovou o PL (projeto de lei) 4.614 de 2024, do pacote fiscal de revisão de gastos públicos. O texto foi analisado pela Câmara e pelo Senado e vai à sanção presidencial.
Um dos pontos do texto enviado pelo governo é a redução do ganho real do salário mínimo para, no máximo, 2,5% acima da inflação. O dispositivo muda a regra atual, que ancora o crescimento da renda ao reajuste da inflação e ao crescimento do PIB (Produto Interno Bruto).
O novo limite não significa que a remuneração vai diminuir de um ano para o outro. Continuará aumentando, mas em um patamar menor do que em tempos de economia aquecida.