Presidente sanciona projetos de lei e inclui Eduardo Campos entre heróis da pátria em cerimônia no Palácio do Planalto
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta 3ª feira (15.out.2024) que o Brasil não constrói heróis e que a esquerda não valoriza essas figuras, dando mais atenção àqueles a quem critica. O petista discursou durante a sanção de projetos de lei relacionados à cultura brasileira e o que inclui Eduardo Campos, ex-governador de Pernambuco que morreu em acidente aéreo em 2014, entre heróis da pátria.
“[Uma vez] Eu disse que a esquerda tinha uma deficiência muito grande. A gente passava o tempo inteiro criticando os assassinos, e a gente não valorizava os mortos, ou seja, ao invés de a gente enaltecer os nossos heróis que morreram na luta contra a ditadura militar, a gente ficava enaltecendo os autores da morte. Era uma inversão. É que os assassinos ficavam mais conhecidos do que as pessoas que tinham sido vítimas. E a gente, então, não ia construindo nenhum herói”, declarou.
Na presença da família de Eduardo Campos, Lula elogiou o político. Disse que a inclusão deste no rol de heróis da pátria permite que as próximas gerações conheçam um “outro tipo de político”.
“A gente não pode deixar que a sociedade reconheça o político pela quantidade de agressividade, de mentira. Nós temos que mostrar que o político pode ser humano. Nós temos que mostrar que o político pode construir uma família extraordinária, como o Eduardo construiu”, disse o presidente.
Lula aproveitou para criticar o momento político atual do país, dizendo haver falsidade 24 horas por dia e que deprecia a política e os políticos. Segundo o petista, a democracia brasileira corre risco, assim como outras no mundo.
“As pessoas perderam o respeito, não só como ser humano, mas perderam o respeito pelos outros, pela democracia, que é uma coisa que corre risco no nosso país e em várias partes do mundo….a gente não pode deixar que a sociedade reconheça o político pela quantidade de agressividade, de mentira”, afirmou.
Eis os projetos que serão assinados pelo presidente nesta 3ª feira (15.out):
- Eduardo Campos (PL 3.148 de 2024) – inscreve o nome de Eduardo Campos no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria;
- Gospel (PL 3.090 de 2023) – institui o Dia Nacional da Música Gospel;
- Festa do Sairé (PL 1.765 de 2024) – reconhece como manifestação da cultura nacional a Festa do Sairé, realizada em Alter do Chão, no município de Santarém, no Pará;
- Expressões artísticas (PL 24 de 2020) – reconhece as expressões artísticas charge, caricatura, cartum e grafite como manifestações da cultura brasileira;
- Anísio Teixeira (PL 6.204 de 2023) – declara o educador Anísio Teixeira patrono da Escola Pública Brasileira.