Presidente do Republicanos afirma que o sinal verde do governo o fará costurar a candidatura com Lira
O presidente do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP), afirmou nesta 4ª feira (4.set.2024) que recebeu o aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para lançar a candidatura do líder Hugo Motta (Republicanos-PB) à sucessão da Câmara dos Deputados.
“Eu disse: ‘Presidente, tenho um coringa, um trunfo que eu acho que pode ser a solução’”, afirmou Pereira em entrevista à GloboNews. “E o presidente me disse: ‘Está bem, se você está referendando, pode ir ao Arthur [Lira] e dizer que não tenho nada contra”.
Marcos Pereira era um dos 3 candidatos à sucessão de Lira em fevereiro de 2025, assim como os deputados Elmar Nascimento (União Brasil-BA) e Antonio Brito (PSD-BA). A disputa se intensificou e, não havendo consenso entre os líderes do Centrão, o congressista mudou a estratégia e anunciou, na noite de 3ª feira (3.set), a retirada da candidatura para apoiar Motta.
Um pouco antes, conversou com Lula na companhia do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, que é deputado federal licenciado pelo Republicanos.
Pereira revelou que o presidente sinalizou que não conhecia Motta e chegou a questionar idade do mesmo, perguntando se não seria “muito novo”.
“Eu falei que sim, tem 34 anos, mas é novo com experiência, porque tem 4 mandatos e é muito talentoso. Falei de todas as qualidades do Hugo”, destacou.
Hugo Motta tem 34 anos e está na Câmara dos Deputados desde 2011, quando tinha 21 anos.
Marcos Pereira disse que ainda vai conversar com Arthur Lira para falar pessoalmente sobre a conversa que teve com Lula e para tentar conciliar uma chapa com o apoio tanto do presidente da República quanto do atual presidente da Câmara.
“Não conversei com o Arthur Lira ainda, saindo do gabinete vou direto a ele e não sei ainda se na altura do campeonato o Arthur vai aceitar e conciliar todos os atores em torno desse nome, mas eu acho que é bem factível”, declarou.