Presidente da Casa Baixa deve indicar apoio a Elmar Nascimento (União Brasil–BA); petista já disse que “não irá opinar” sobre a eleição
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), no Palácio da Alvorada na noite de 4ª feira (28.ago.2024) para discutir a sucessão no comando da Casa Baixa.
Lira deve anunciar ainda nesta 5ª feira (29.ago) seu apoio ao deputado Elmar Nascimento (União Brasil-BA), nome que enfrentou resistências inicialmente no governo, mas que conseguiu aparar as arestas. O congressista era adversário do PT na Bahia, Estado do ministro da Casa Civil, Rui Costa.
O anúncio do apoio de Lira a Elmar era esperado para ser feito depois que o presidente da Câmara se reunisse com Lula. Na 2ª feira (26.ago), o presidente disse a líderes de partidos da base aliada no Congresso que não irá opinar sobre a eleição do Legislativo.
A declaração foi vista como uma sinalização positiva de Lula a Elmar. Na reunião, o deputado baiano disse ao presidente que escutava havia 2 anos que seu nome seria vetado pelo governo e, por isso, agradecia ao posicionamento do petista. De acordo com relatos, Lula disse que não repetiria os mesmos erros do passado, em referência à derrota do candidato apoiado pela ex-presidente Dilma Rousseff em 2015, o petista Arlindo Chinaglia (SP).
A decisão de Lula abre caminho para Lira apoiar oficialmente Elmar sem o receio de uma represália dos governistas.
Estão também na disputa os deputados Antonio Brito (PSD-BA) e Marcos Pereira (Republicanos-SP). Ambos já declararam que não irão desistir de suas candidaturas.
O escolhido pelo atual presidente da Casa Baixa deve ter o apoio do PL, (Partido Liberal), que tem a maior bancada. O presidente da sigla, Valdemar Costa Neto, tem sondado os deputados sobre o apoio ao nome de Elmar.
Tanto o líder do União Brasil quanto Brito, líder do PSD, têm apreço dos congressistas do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. Os 2 pré-candidatos estudam oferecer a 1ª vice-presidência da mesa-diretora a um deputado da legenda, em troca de apoio.