Marc Márquez conseguiu uma vitória dominante na corrida Sprint da MotoGP em Aragão. Neste sábado (31), o espanhol aproveitou a pole-position para disparar na ponta, não ser incomodado em nenhum momento e garantir o triunfo de ponta a ponta.
Para a primeira corrida do final de semana, o céu estava parcialmente nublado, mas um sol tímido ainda brilhava. Já a temperatura estava alta com o termômetro marcando 30ºC e o asfalto chegando a 48ºC. O vento soprava a 11 km/h.
Na classificação de mais cedo, quem garantiu a posição de honra do grid de largada foi Marc Márquez. Pedro Acosta foi quem fechou a primeira fila ao lado do espanhol, com Pecco Bagnaia e Jorge Martín completando as quatro primeiras posiçõe.s
Saiba como foi a corrida Sprint da MotoGP em Aragão:
Largada autorizada e o espanhol da Gresini conseguiu manter a primeira colocação, enquanto Jorge Martín saltou para a segunda colocação. Enquanto isso, mais atrás, Aleix Espargaró foi a primeira queda indo ao chão ainda nos primeiros metros do circuito – Johann Zarco também caiu.
Fechada a primeira das 11 voltas e Marc estava na primeira colocação, tentando a aproximação em cima do ponteiro a 0s272 de desvantagem. Pedro Acosta, Alex Márquez e Francesco Bagnaia completando as cinco primeiras colocações iniciais.
Algumas quedas além de Espargaró e Zarco, esse segundo que conseguiu retornar, foi Franco Morbidelli, segundo abandono da disputa.
Com 9 voltas para a bandeira quadriculada, as coisas estavam relativamente tranquilas para Marc Márquez, que já tinha 0s821 de respiro para o restante do pelotão. Enquanto isso, Acosta estava na caçada em cima de Martín, mas estava a mais de 1s do segundo colocado.
E o titular da Gresini mostrava que não iria diminuir em nada o ritmo. No giro seguinte, o espanhol multicampeão da MotoGP anotou a melhor volta com 1min47s284, baixando a cada volta mais o tempo.
Quem vinha em uma boa prova era Miguel Oliveira. O piloto português estava na quinta colocação e dando o máximo para ultrapassar Álex, que sustentava o quarto posto. Mais atrás, Brad Binder também vinha colado em Pecco, uma emocionante disputa pela sexta colocação.
A disputa pelo sexto posto estava pegando fogo enquanto as colocações da frente não mudavam. Binder conseguiu dar o bote em cima do italiano, atual líder da classificação, mas pouco depois o titular da Ducati deu o troco para retomar a posição.
Mas não durou muito tempo, já que o sul-africano mais uma vez deu uma investida em cima do adversário e não apenas o deixou para trás como a situação do campeonato mudou, já que com o resultado do momento, Martín tomava a ponta da tabela com apenas um ponto de vantagem.
Com 5 voltas para o final, Marc Márquez seguia em primeiro com mais de 2s de vantagem, seguido por Martín, Acosta, Álex e Oliveira completando as cinco primeiras posições.
Se Bagnaia começou a corrida Sprint na primeira colocação da classificação, a situação começava a se complicar para o italiano. Já próximo do encerramento da disputa, o piloto errou e despencou para o oitavo posto do pelotão, cerca de 1s de atraso para Enea Bastianini, o sétimo.
Pouco depois, Pecco caiu mais uma colocação ao ser deixado para trás por Fabio Quartararo. Nisso, vinha em nono e, com isso, ameaçava zerar a prova Sprint, o que seria um golpe contra sua campanha na classificação.
Bandeira quadriculada e Márquez garantiu sua primeira vitória em uma corrida Sprint ao dominar de ponta a ponta em Aragão. Martín e Acosta completam o pódio, enquanto Bagnaia foi mesmo nono.