Ex-presidente e mais 36 foram indiciados pela PF por envolvimento em uma suposta tentativa de golpe de Estado em 2022
A presidente nacional do PT (Partido dos Trabalhadores), deputada Gleisi Hoffmann (PR), afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e os outros 36 indiciados nesta 5ª feira (21.nov.2024) pela PF (Polícia Federal) por envolvimento em uma suposta tentativa de golpe de Estado em 2022 “merecem” prisão.
Por meio de seu perfil no X (ex-Twitter), Gleisi disse que o indiciamento de Bolsonaro e “sua quadrilha” abre o caminho para que todos respondam na Justiça pelos “crimes” que cometeram contra o Brasil e a democracia. A deputada declarou: “Prisão é o que merecem! Sem anistia”.
ENTENDA
A PF afirmou que o indiciamento reflete a existência de elementos suficientes para apontar a participação de Bolsonaro, do ex-ministro da Defesa general Braga Netto e do ex-ajudante de ordens tenente-coronel Mauro Cid em uma trama para impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A operação Contragolpe, deflagrada na 3ª feira (19.nov), também interceptou uma série de trocas de mensagens entre militares que supostamente tramavam um plano para matar o petista.
Eis abaixo os crimes pelos quais foram indiciados e a pena prevista:
- golpe de Estado: 4 a 12 anos de prisão;
- abolição violenta do Estado democrático de Direito: 4 a 8 anos de prisão;
- integrar organização criminosa: 3 a 8 anos de prisão.