SAÚDE
Não existe tratamento específico para a infecção; o foco do atendimento médico é no alívio dos sintomas
OMS declara mpox como emergência em saúde pública global (Foto: Débora F. Barreto-Vieira – Fiocruz)
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, na quarta-feira (14), a Mpox como uma emergência de saúde mundial. A decisão surge em resposta ao aumento expressivo de casos, especialmente em alguns países da África, e à crescente letalidade da doença, que vem preocupando autoridades de saúde globalmente.
Anteriormente conhecida como varíola dos macacos, a Mpox é causada pelo vírus monkeypox. A doença é caracterizada por sintomas como:
- cansaço
- febre
- calafrios
- dor de cabeça
- dor no corpo
- além de bolhas ou feridas na pele.
Embora não exista um tratamento específico para a infecção, o foco do atendimento médico é no alívio dos sintomas e na prevenção de complicações.
A transmissão da mpox ocorre principalmente através do contato direto com feridas ou bolhas na pele de pessoas infectadas, ou por meio de gotículas respiratórias. O vírus também pode ser transmitido pelo compartilhamento de objetos usados por indivíduos contaminados. Embora não haja confirmação científica de que o vírus seja transmitido sexualmente através de sêmen ou fluidos vaginais, o contato direto com lesões durante a atividade sexual pode resultar em contágio.
Recentemente, uma nova variante do vírus foi identificada no Congo, na África, em abril deste ano. Esta variante é considerada mais infecciosa e potencialmente mais fatal do que as anteriores, o que aumentou a preocupação global.