Mudança de planos da Audi acelerou chegada de Bortoleto à F1

Gabriel Bortoleto revelou que as conversas iniciais com a Sauber previam sua estreia na Fórmula 1 apenas em 2026, quando a equipe se tornará equipe oficial da Audi. No entanto, o cenário mudou muito rapidamente, o que o levou a garantir uma vaga para a próxima temporada.

O campeão da F2 em 2024 fará dupla com Nico Hulkenberg na equipe sediada em Hinwil. Ele correrá com o número 5, anteriormente utilizado por Sebastian Vettel.

Em declarações antes da cerimônia de premiação da FIA, o brasileiro mencionou que ‘as coisas mudaram muito rapidamente’ durante as discussões, que começaram por volta do GP da Itália, no início de setembro.

Bortoleto fazia parte do programa de jovens pilotos da McLaren e, na época, acreditava-se que a Sauber estava em conversas com Valtteri Bottas para uma renovação de contrato por um único ano, dois fatores que podem ter influenciado as conversas em direção a 2026.

No entanto, o piloto finlandês estava interessado em um acordo de dois anos, mas esse acordo entre as partes nunca foi alcançado, o que abriu as portas para o piloto de 20 anos se tornar o primeiro campeão da F2 reinante a conquistar imediatamente uma vaga na F1 desde Mick Schumacher em 2021.

“Estávamos conversando há muito tempo, desde Monza ou um pouco antes, mas nada estava decidido”, disse Bortoleto na cerimônia de premiação em Ruanda. “Na verdade, havia mais conversas para 2026 naquele momento, mas então as coisas mudaram muito rapidamente.”

Bortoleto, que entrou para a ilustre lista de pilotos a vencer os títulos da FIA de F3 e F2 consecutivamente como novato, afirmou que saber de sua promoção à F1 foi o destaque de sua temporada.

Os três pilotos anteriores a alcançar o feito, Charles Leclerc, George Russell e Oscar Piastri, já conquistaram vitórias na F1, algo que o agora piloto da Sauber espera repetir nos próximos anos.

“Quando recebi a mensagem de que iria correr em 2025, para mim, foi um dos maiores momentos da minha vida”, disse ele. “Eu não estava com a minha família naquele momento, mas liguei para eles imediatamente. Era o sonho de uma criança se tornando realidade, e também para a minha família, tudo o que temos trabalhado nessa direção desde que eu era muito jovem, se tornando realidade. Então sim, esse foi definitivamente um dos melhores momentos, não na pista, mas foi ótimo”, completou o piloto brasileiro.

Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.

Fonte: Terra.com

Compartilhar nas Redes Sociais

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais