Deputado ainda publica na rede social depois da suspensão no país; multa diária para uso de “subterfúgios tecnológicos” é de R$ 50.000
O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) disse nesta 5ª feira (5.set.2024) que ganhou quase 60.000 seguidores no X (ex-Twitter) mesmo com a rede social suspensa no Brasil. A plataforma saiu do ar na madrugada do último sábado (31.ago) depois do dono Elon Musk não ter cumprido uma ordem do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes.
Apesar disso, brasileiros que estão no exterior seguem com acesso normal à plataforma. Foi desta maneira que este jornal digital leu as mensagens postadas no perfil e replica neste texto, por ser de interesse público e ter relevância jornalística.
Nikolas Ferreira é um dos congressistas que ainda estão publicando no X depois da determinação. Moraes estipulou, junto com a suspensão, uma multa diária de R$ 50.000 para quem usar “subterfúgios tecnológicos”, como VPN, para acessar a rede social.
“Mesmo com o X banido no Brasil, ganhei quase 60.000 novos seguidores em apenas alguns dias. Os tiranos tentaram nos silenciar e acabaram espalhando nossas vozes pelo mundo. A liberdade vence”, declarou Nikolas em publicação na plataforma.
A aproximação do deputado federal e o empresário Elon Musk pode ser um dos motivos pelo qual Nikolas ganhou tração no X e, consequentemente, novos seguidores.
Na 4ª feira (4.set), o dono da rede social elogiou o congressista e o chamou de “lutador íntegro e corajoso pela liberdade de expressão” no Brasil.
Musk também está compartilhando conteúdo de Nikolas na plataforma.