Oficinas de culinária promovem autonomia e capacitação de mulheres atendidas pela Assistência Social em Salete

Foto: Bruna Alegri/ Cras de Salete

Em Salete, no Alto Vale do Itajaí, oficinas de culinária desenvolvidas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) têm promovido a autonomia e capacitação de mulheres atendidas no Centro de Referência em Assistência Social (Cras). O projeto é totalmente custeado com recursos do cofinanciamento estadual para a Proteção Social Básica.

De acordo com a secretária de Assistência Social do município, Bruna Bonin Alegri, um dos diferenciais das oficinas é que são utilizados itens da cesta básica. “O objetivo é ensinar receitas simples e acessíveis que possam ser feitas com os alimentos mais comuns na casa das participantes, promovendo a otimização de recursos e a criatividade no preparo das refeições, com o objetivo de promover a autonomia, autoestima e capacitação profissional dessas mulheres”, esclarece.

Ela comenta ainda que além de ensinar técnicas culinárias e receitas práticas, o projeto busca criar um espaço de aprendizado e convivência, incentivando a troca de experiências e fortalecendo a rede de apoio entre as participantes, com foco na inclusão social e na alimentação nutritiva e sustentável.

Na cidade o projeto tem feito tanto sucesso que já dura três anos. Atualmente participam das oficinas 19 mulheres e dois adolescentes. Conforme Bruna, elas são realizadas no período da manhã e também a tarde e tem a duração de seis meses com cada grupo. “Tudo o que elas preparam é consumido no local pelas participantes. Ao final de cada oficina é realizado uma formatura com um certificado de participação, e uma confraternização com os familiares das participantes”, completa a secretária.

A secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Maria Helena Zimmermann, destaca que o município de Salete é um ótimo exemplo na utilização de recursos do cofinanciamento. “Em todas as nossas capacitações sempre procuramos incentivar o uso do recurso, porque com uma boa gestão, é possível desenvolver muitos projetos diferenciados e que realmente fazem a diferença na vida dos usuários, como é o caso de Salete”, opina.

Mais informações:
Jornalista Helena Marquardt (Assessoria de Comunicação). 
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916  e-mail: [email protected]

Fonte: Governo de Santa Catarina

Compartilhar nas Redes Sociais

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais