PIB cresce 0,1% no 3º trimestre de 2024

País se recupera de uma baixa de 0,3% no índice do 2º trimestre e evita a recessão

O PIB (Produto Interno Bruto) da Alemanha cresceu 0,1% no 3º trimestre de 2024 em relação aos 3 meses anteriores, segundo dados divulgados nesta 6ª feira (22.nov.2024) pelo Destatis, o escritório de estatística do país. No comparativo com o mesmo período de 2023, houve redução de 0,3%.

Com o resultado do 3º trimestre deste ano, a Alemanha se recuperou de uma baixa de 0,3% no PIB do 2º trimestre e evitou a recessão (2 trimestres consecutivos de contração). Eis a íntegra (PDF, em inglês – 259 kB) dos dados divulgados.

A alta registrada de julho a setembro foi impulsionada pela despesa de consumo final das famílias, que subiu 0,3% no período com relação ao trimestre anterior. “Os consumidores gastaram mais, por exemplo, em bens de consumo não duráveis, como alimentos e bebidas”, disse o Destatis. 

Por outro lado, os gastos do governo desaceleraram de forma considerável: de 1,6% no 2º trimestre para 0,4% de julho a setembro. 

A Alemanha vive um momento de instabilidade política depois de o chanceler Olaf Scholz (Partido Social Democrata, centro-esquerda) ter demitido o ministro das Finanças e aliado político Christian Lindner (Partido Democrático Liberal, centro-direita), em 6 de novembro.

O desligamento se deu depois de um desentendimento sobre o plano orçamentário do governo para 2025 e a maneira que iriam cobrir um deficit bilionário.

A decisão do chanceler rompeu a chamada “Coalizão Semáforo”, composta pelo Partido Social Democrata (de cor vermelha), Partido Democrático Liberal (de cor amarela) e o Partido Verde (centro-esquerda). Juntas, essas siglas mantinham a maioria dos assentos no Parlamento (Bundestag) e conseguiam governar o país.

Com a quebra do acordo político, Scholz enfrentará em 16 de dezembro o voto de confiança dos deputados. A tendência é que ele seja derrubado do cargo por perder o apoio majoritário do Legislativo.

Fonte: Poder 360

Compartilhar nas Redes Sociais

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais