Avanço é menor que o registrado no 1º trimestre; na comparação anual, a economia cresceu 0,9%
O PIB (Produto Interno Bruto) do Reino Unido cresceu 0,6% no 2º trimestre de 2024. O avanço é menor do que o registrado no 1º trimestre, que teve o aumento de 0,7%, é considerado a mais rápida em mais de 2 anos.
A ONS (sigla em inglês para Escritório Nacional de Estatísticas) disse que, em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, “estima-se que o PIB tenha aumentado 0,9% no 2º trimestre de 2024“. Eis a íntegra do relatório (PDF – 1 MB, em inglês).
Mesmo com o crescimento do PIB e a recuperação da recessão de 2023, espera-se uma desaceleração na economia do país. Em junho, o crescimento da produção mensal desacelerou de 0,4% em maio para 0%.
Segundo informações da Reuters, a desaceleração se deu por causa de chuvas que prejudicaram as vendas no varejo. Uma greve de médicos também contribuiu para uma queda de 1,5% na atividade de saúde.
Contudo, o desempenho do 2º trimestre foi melhor do que o esperado pelos economistas, já que as taxas de juros permanecem em alta. Com isso, espera-se que o Banco da Inglaterra permaneça com o corte.
Em 1 de agosto de 2024, o Banco da Inglaterra anunciou a redução da taxa de juros do Reino Unido em 0,25 ponto percentual, para 5%. Sendo o 1º corte desde 2020.
A decisão foi tomada depois que a inflação no país atingiu a meta de 2% em maio e permaneceu no mesmo patamar em junho.