Polícia Científica realiza solenidade de transmissão de cargo e entrega de equipamentos em Joinville

Foto: Divulgação / PCI

A Polícia Científica de Santa Catarina promoveu, nesta terça-feira, 10, a transmissão do cargo de Superintendente Regional de Polícia Científica em Joinville. Também ocorreu a entrega de novos equipamentos para o Setor de Entomologia Forense, em que atenderá o estado todo, marcando avanços significativos para a área em Santa Catarina.

O ato formalizou a transição do perito criminal João Leonardo Padilha Barneche, que deixa o cargo de superintendente Regional em Joinville, para o perito criminal Iury Nunes Lopes, que assume a função com o compromisso de dar continuidade ao trabalho e enfrentar os desafios inerentes ao novo cargo.

Além da transmissão de cargo, foram entregues equipamentos especializados para o Setor de Entomologia Forense, adquiridos por meio de convênio com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, bem como pelo Termo de Cooperação Técnica com o Ministério Público do Estado. O investimento, de aproximadamente 30 mil reais, permitirá a ampliação da capacidade de análises entomológicas, muito importante para investigações criminais.

A entomologia forense, ao estudar insetos presentes em cenas de crime, contribui para determinar o tempo de morte, deslocamento de corpos e até mesmo para esclarecer dinâmicas de crimes violentos, consolidando-se como uma importante ferramenta utilizada nas mais modernas práticas de perícia criminal.

A entrega dos equipamentos contou com a participação de representantes das instituições parceiras, como o juiz de Direito da Vara de Execuções Penais de Joinville, Luís Renato Martins de Almeida, e o Promotor de Justiça da 9ª Promotoria de Justiça de Joinville, Marcelo Mengarda.

“Hoje celebramos dois marcos importantes para a Polícia Científica de Santa Catarina: a transmissão de cargo, que simboliza a continuidade do compromisso com a excelência em Joinville, e a entrega de equipamentos especializados para o Setor de Entomologia Forense, que ampliará nossa capacidade de aplicar a ciência no esclarecimento de crimes. Esse avanço só foi possível graças ao convênio firmado com o Tribunal de Justiça e o Termo de Cooperação Técnica com o Ministério Público de Santa Catarina, instituições que acreditam na ciência como uma ferramenta essencial para a justiça. Agradecemos pela confiança e pelo apoio indispensável”, destacou o perito-geral adjunto da Polícia Científica, Douglas de Oliveira Balen.

Fonte: Governo de Santa Catarina

Compartilhar nas Redes Sociais