Cantora segue na internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês
-
Redação Terra
Preta Gil está acordada e conversando, segundo o novo boletim médico divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês, nesta segunda-feira, 23. A cantora enfrenta um câncer desde o início de 2023 e retirou novos tumores em uma cirurgia que durou cerca de 20 horas, na semana passada.
“A paciente Preta Maria Gadelha Gil Moreira (Preta Gil) encontra-se estável, acordada e conversando”, diz a nota assinada pelo diretor de governança clínica do hospital, Luiz Francisco Cardoso, e pelo diretor clínico, Álvaro Sarkis.
Ainda segundo a boletim, a artista segue internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital localizado em São Paulo, desde quinta-feira, 19, quando passou pela cirurgia.
Preta foi diagnosticada com câncer de intestino no início de 2023, depois de perceber intensa constipação intestinal e fezes achatadas, com muco e sangue. Ela passou por tratamento de radioterapia e cirúrgico.
A artista também teve de passar por uma histerectomia total abdominal, procedimento que consiste na remoção do útero. Após o tratamento primário, a doença entrou em remissão – quando não é mais detectável.
No entanto, em agosto deste ano, descobriu que a doença voltou, após detectar em dois linfonodos, no peritônio — membrana na cavidade abdominal que envolve órgãos como estômago e intestino — e no ureter.