Congressista enviou mensagem a deputados do partido no WhatsApp após se irritar com presidente da Câmara por abandoná-lo na sucessão do comando da Câmara
O deputado Elmar Nascimento (União Brasil-BA) afirmou que seu partido sairá “fortalecido” depois de o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), recuar e não declarar apoio a ele na sucessão para a presidência da Casa em 2025. A declaração foi feita em uma mensagem enviada a um grupo de deputados da sigla no WhatsApp a qual o Poder360 teve acesso.
Favorito até a última semana, Elmar tem tentado resistir ao revés causado pela entrada de Hugo Motta (Republicanos-PB) na disputa. O deputado baiano se irritou com Lira, seu aliado político, depois de o presidente da Câmara não cumprir a promessa de anunciar o baiano como seu candidato à sucessão.
Leia abaixo a mensagem enviada por Elmar aos correligionários. Este jornal digital fez ajustes em abreviações típicas de conversas no WhatsApp para facilitar a compreensão.
“Amigos,
“Muito obrigado por todas as demonstrações de apoio, carinho e solidariedade.
“Estamos construindo e articulando com a honrosa delegação de vocês com a participação de [Antonio de] Rueda [presidente do União Brasil] e ACM Neto [vice-presidente do União Brasil].
“Estamos juntos, unidos e mais fortes do que nunca. União Brasil vai sair mais forte desse projeto.
“Terça-feira, na reunião da bancada, passo todas as informações e discutimos juntos os próximos passos. Abraço e bom final de semana a todos”.
SEGUE NA DISPUTA
A mensagem de Elmar indica que ele não desistirá da presidência da Câmara mesmo se Lira não o apoiar de fato.
Elmar é líder do maior bloco da Câmara, que representa 161 deputados. O “blocão do Lira”, como é apelidado em Brasília, é composto por União Brasil, PP, PDT, PSDB, Cidadania, Avante, PRD e Solidariedade.
Este jornal digital apurou que ele tem tentado fechar uma candidatura conjunta com o 2º maior bloco da Casa Baixa, com 147 deputados, formado por MDB, PSD, Republicanos e Podemos. Entretanto, o grupo pende à construção em torno da candidatura de Hugo Motta.
Motta, que é líder do Republicanos na Casa Baixa, ganhou força depois do movimento do presidente da sigla, deputado Marcos Pereira (SP), de desistir da candidatura para emplacar um nome com menos resistência. Deu certo. O congressista paraibano é agora o favorito para vencer a presidência da Casa em 2025.
Trata-se de um nome mais palatável ao governo. Elmar sofria resistência dentro do PT da Bahia. O Estado foi governado pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa.
O Poder360 apurou que Lula, porém, pretende dissuadir Elmar de continuar na corrida. Ainda na noite de 4ª feira (4.set), mandou seu chefe de gabinete, Marco Aurélio Santana Ribeiro, conhecido como Marcola, ligar para o deputado e convidá-lo para uma reunião com o petista no início da próxima semana.
Leia também: