Professoras de Fisioterapia da Udesc Cefid participam de curso internacional sobre acompanhamento de bebês prematuros

Docentes Dayane (de blusa preta) e Luciana (de blusa vermelha) fizeram curso da Abrafin - Foto: Divulgação

As professoras Dayane Montemezzo e Luciana Sayuri Sanada, do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), participaram de curso internacional sobre acompanhamento de bebês prematuros que foi promovido pela Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional (Abrafin) entre sexta-feira, 30, e domingo, 1º, no Rio de Janeiro.

O curso abordou técnicas de General Movements Assessment (avaliação dos movimentos gerais), usadas, por exemplo, para acompanhar recém-nascidos e fazer o diagnóstico precoce de paralisia cerebral. O conteúdo foi ministrado pelo neuropsiquiatra Andrea Guzzetta, que é professor da Universidade de Pisa, na Itália, e instrutor sênior do método GM Trust.

“Tivemos apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do projeto multicêtrico internacional ‘Um olhar para os nossos pequenos guerreiros: O programa Speedi e suas potencialidades para o acompanhamento dos bebês prematuros que vivem em cenários internacionais de baixa e média renda: ensaio clínico multicêntrico’, e do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia do Cefid (PPGFT), via Programa de Apoio à Pós-Graduação (Proap), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)”, destaca a professora Dayane.

Além do PPGFT, ela e a professora Luciana integram o Departamento de Fisioterapia da Udesc Cefid e coordenam o programa de extensão “EstimulAção: a criança em foco“, vinculado ao Laboratório de Desenvolvimento e Controle Postural (Ladescop).

O curso também teve participação de integrantes da equipe do projeto “Um olhar para os nossos pequenos guerreiros: O programa Speedi e suas potencialidades para o acompanhamento dos bebês prematuros que vivem em cenários internacionais de baixa e média renda: ensaio clínico multicêntrico”, que é financiado pelo CNPq e coordenado pela professora Silvana Alves Pereira, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com a Udesc Cefid e a ONG Fisioterapeutas Sem Fronteiras | Voluntariado na Tanzânia.

“Este momento é o marco de uma parceria iniciada há alguns anos com a professora Silvana, a qual tive a oportunidade de consolidar por meio de estágio pós-doutoral neste último ano, na UFRN, além de ampliar com outros colegas parceiros que integram a equipe”, afirma a professora Dayane.

Sobre o programa EstimulAção

Com uma proposta preventiva, terapêutica e educativa, o programa de extensão “EstimulAção: A criança em foco” promove quatro ações pela Udesc Cefid:

  • Avaliação presencial e online do desenvolvimento motor de bebês desde o nascimento até 18 meses de idade;
  • Orientação aos cuidadores com o objetivo de oferecer às famílias conhecimento sobre o desenvolvimento, como estimular e proporcionar um ambiente enriquecedor;
  • Intervenção motora dos bebês em que foi detectado atraso motor;
  • Capacitação de estudantes e profissionais atuantes nas áreas de Fisioterapia Neonatal e Pediátrica.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] e pelo telefone (48) 3664-8627, do Ladescop.

Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: [email protected]
WhatsApp: (48) 98801-7729
Telefone: (48) 3664-8637 

Fonte: Governo de Santa Catarina

Compartilhar nas Redes Sociais

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais