É um dia religioso que marca o início da Quaresma no Cristianismo.
A Quarta-feira de Cinzas é um dia religioso que marca o início da Quaresma no Cristianismo, um período de 40 dias de penitência, reflexão e preparação espiritual antes da Páscoa. Sua origem remonta aos primeiros séculos do Cristianismo.
A prática da imposição das cinzas tem suas raízes no Antigo Testamento, onde a utilização das cinzas era um símbolo de arrependimento e penitência. No Cristianismo primitivo, a imposição das cinzas começou a ser associada ao início da Quaresma por volta do século VIII.
A Quarta-feira de Cinzas recebe esse nome porque é o dia em que as cinzas são colocadas na testa dos fiéis em forma de cruz, enquanto o sacerdote diz: “Lembra-te que és pó, e ao pó hás de voltar” ou “Convertei-vos e crede no Evangelho”. Essas cinzas são feitas a partir da queima dos ramos usados no Domingo de Ramos do ano anterior.
A Quarta-feira de Cinzas é um dia de jejum e abstinência para os católicos, marcando o início de um período de reflexão e preparação espiritual para a celebração da Páscoa, que é o ápice do calendário litúrgico cristão.
A prática da Quarta-feira de Cinzas, como a conhecemos hoje, começou a se desenvolver nos primeiros séculos do Cristianismo, mas não há um registro específico que aponte para a data exata em que a primeira Quarta-feira de Cinzas foi observada pela Igreja.
O que se sabe é que a imposição das cinzas e o início da Quaresma como um período de penitência e preparação espiritual antes da Páscoa já estavam estabelecidos na tradição cristã primitiva, especialmente a partir do século VIII. A imposição das cinzas foi gradualmente formalizada como parte das práticas litúrgicas da Igreja Católica e de algumas outras denominações cristãs ao longo dos séculos.
Portanto, embora não haja uma data específica para a primeira Quarta-feira de Cinzas, podemos afirmar que sua observância remonta aos primeiros séculos da história cristã.
Foto Ilustrativa: gabrielabertolini by Getty Images / cancaonova.com