Segundo avaliação realizada pelo Datafolha, que ouviu 2.028 pessoas com 16 anos ou mais em 126 cidades, nos últimos dias 29 e 30, a área do Governo Lula com destaque positivo é a questão indígena, cuja novidade foi a criação de um Ministério específico, gerenciado pela deputada federal, Sônia Guajajara (PSOL).
A área econômica, apesar dos avanços, foi avaliada como negativa, porém é muito cedo para os reais impactos serem sentidos. Embora, mercadorias como as carnes, principalmente aquelas consideradas de Primeira, tiveram uma redução visível em seus preços.
A popularidade do atual presidente da República é mais baixa do que as dos primeiros mandatos de Lula, no mesmo período. Já a reprovação do Chefe do Executivo Nacional iguala-se a do seu antecessor em seus primeiros meses de governo em 2019.
Em 2007, ápice dos Governos Lula (I,II e III), o presidente da República atingiu 48% de ótimo e bom, agora, são 32%. Salientando que o Brasil passou e passa por uma polarização extremada nunca vista na história desta República.