Candidato à presidência da Câmara se reuniu com integrantes da bancada do PT para buscar apoio da legenda
O deputado Antonio Brito (PSD-BA), candidato a presidente da Câmara a partir de 2025, se reuniu com integrantes da bancada do PT nesta 3ª feira (29.out.2024) para buscar o apoio do partido, que tem a 2ª maior bancada da Casa Baixa, com 68 deputados.
Ao sair da reunião, Brito disse que é “o candidato do consenso” e que dialoga com todos os setores da Casa Baixa –direita, esquerda e centro. “O consenso é buscar pautas comuns a todos e colocar em votação com previsibilidade“.
Brito alfinetou o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que declarou apoio à candidatura de Hugo Motta (Republicanos-PB). “Sempre me posicionei firme com a Casa. O presidente [Arthur Lira] sinalizava com um candidato [Elmar Nascimento], agora é um outro já declarado [Hugo Motta]”.
Depois da reunião com Brito, integrantes do PT se reuniram também com Elmar Nascimento (União Brasil-BA), que fechou aliança com o candidato do PSD em uma contraofensiva a Motta.
Até a metade de agosto, Elmar era tido como o favorito de Lira para assumir a presidência da Câmara e, assim, manter sua influência política.
Líder do Republicanos, Motta ganhou força depois de Marcos Pereira desistir da candidatura para emplacar um nome com menos resistência.