A cultura da troca de treinador
Trocar de treinador. Essa acaba sendo a “solução” de muitos times quando os resultados não vem. Mas será que é eficaz? Muitas vezes fica claro que o problema é outro, como problemas internos e elenco não tão qualificado.
No entanto, essa é a cultura. A pressão feita pela torcida também contribui para essas decisões das diretorias dos clubes. Até o momento, várias trocas já aconteceram no Campeonato Brasileiro.
Quem já trocou de técnico no Brasileirão?
Por exemplo, o Athletico/PR já trocou de técnico duas vezes: começou com Juan Carlos Osorio e Cuca e hoje está com Martín Varini. O Galo também trocou Felipão pelo argentino Gabriel Milito.
Na parte debaixo da tabela, Corinthians e Fluminense também tiveram tal ato. Enquanto o Timão demitiu António Oliveira para ter o argentino Ramón Díaz em seu comando técnico, o Tricolor Carioca encerrou o trabalho do campeão da Libertadores de 2023, Fernando Diniz, para contratar Mano Menezes.
Falando em Ramón Díaz, ele começou o Brasileirão no Vasco da Gama, mas acabou saindo no meio do percurso, em situação que até hoje gera dúvidas se ele pediu demissão ou se foi demitido. Rafael Paiva está no cargo.
Equipe tem segunda saída de técnico em 2024
Outro time acabou se vendo obrigado a fazer uma mudança. O Cuiabá vai mudar de comandante pela primeira vez no Brasileirão, mas terá o seu terceiro técnico na temporada.
Em 2024, o Dourado começou com António Oliveira, que foi para o Corinthians. Com isso, acabou contratando o também português Petit, que é nascido na França, em maio.
Porém, agora o treinador acabou pedindo demissão e deixou a equipe após quase quatro meses no cargo. O próprio Cuiabá informou a decisão do profissional em nota divulgada.
“O Cuiabá anuncia o fim do ciclo de Petit como técnico do clube. O treinador, juntamente dos seus auxiliares, Nuno Pereira, Mário Nunes, Tiago Morence e Germano Pires, pediu para deixar o comando da equipe por motivos pessoais. Na tarde da última segunda-feira (26), em reunião com Cristiano Dresch, presidente do Cuiabá, o treinador Petit explicou as razões que tornam insustentável a continuidade do trabalho.
O técnico afirmou não ter mais condições de ajudar o clube e deixa o comando da equipe após a derrota por 5 a 0 para o Palmeiras e depois de quase quatro meses no cargo.
O pedido do ex-técnico causou surpresa na diretoria, que contava com a continuidade do trabalho do profissional. Ontem, o treinador conduziu o último treinamento e se despediu de integrantes da comissão técnica, de atletas e de outros funcionários do Dourado.
O Cuiabá agradece aos profissionais pelos serviços prestados e deseja sorte no decorrer das carreiras.“
Novo técnico confirmado
A diretoria agiu rápido após a saída de Petit e já anunciou seu novo treinador. Trata-se de Bernardo Franco, que retorna ao clube após duas passagens como auxiliar de António Oliveira. Ele chega ao clube com os auxiliares Marcos Alberto Skavinsk e Julian Tobar e com contrato até o fim da temporada.