Entre os republicanos, ele é o primeiro a atingir esse feito; Trump derrotou Kamala e foi eleito o 47º presidente dos EUA
-
Redação Terra
6 nov
2024
– 08h20
(atualizado às 09h13)
Ao vencer as eleições nos Estados Unidos, Donald Trump se tornou o segundo presidente do país a voltar ao poder, quatro anos após perder a reeleição. Entre os republicanos, ele é o primeiro a conquistar esse feito. Antes, a marca só havia sido atingida por um democrata: Grover Cleveland.
Cleveland foi o 22º e o 24º presidente dos Estados Unidos. Seu primeiro mandato foi de 1885 a 1889. Na campanha de 1888 para uma reeleição, ele foi derrotado. Depois, na eleição seguinte, venceu e comandou o país de 1893 a 1897.
Já Trump foi eleito presidente na campanha de 2016, quando derrotou outra candidata democrata mulher, Hillary Clinton. Já em 2020, Trump disputou a reeleição contra o democrata Joe Biden, que consagrou-se vitorioso. Agora, o republicano venceu Kamala Harris e voltará à Casa Branca.
-
Um apoiador do candidato presidencial republicano e ex-presidente dos EUA, Donald Trump, reage após os primeiros resultados da eleição presidencial dos EUA de 2024 no Palm Beach County Convention Center, em West Palm Beach, Flórida, EUA, em 6 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Carlos Barria
-
Jennifer Petito abraça uma pessoa após o discurso do candidato presidencial republicano e ex-presidente dos EUA, Donald, em seu comício, no Centro de Convenções do Condado de Palm Beach, em West Palm Beach, Flórida, EUA, em 6 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Callaghan O’hare
-
O candidato presidencial republicano e ex-presidente dos EUA, Donald Trump, reage ao lado de sua esposa Melania Trump e seu filho Barron Trump, durante seu comício para a eleição presidencial dos EUA de 2024, no Palm Beach County Convention Center, em West Palm Beach, Flórida, EUA, 6 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Carlos Barria
-
Uma visão de uma tela mostrando o candidato presidencial republicano, ex-presidente dos EUA, Donald Trump, falando do Centro de Convenções do Condado de Palm Beach, na festa de observação do New York Young Republican Club durante a eleição presidencial dos EUA de 2024, em Manhattan, Nova York, EUA, 6 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Andrew Kelly
-
Apoiadores do candidato presidencial republicano e ex-presidente dos EUA, Donald Trump, comemoram durante seu comício para a eleição presidencial dos EUA de 2024, no Palm Beach County Convention Center, em West Palm Beach, Flórida, EUA, 6 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Brendan Mcdermid
-
Um apoiador do candidato presidencial republicano, ex-presidente dos EUA, Donald Trump, segura uma cerveja de edição limitada com uma imagem de Trump e as palavras “A vingança do pai conservador”, enquanto participa da festa de observação do New York Young Republican Club durante a eleição presidencial dos EUA de 2024, em Manhattan, Nova York, EUA, 6 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Andrew Kelly
-
Apoiadores do candidato presidencial republicano e ex-presidente dos EUA, Donald Trump, se abraçam após os primeiros resultados da eleição presidencial dos EUA de 2024 no Centro de Convenções do Condado de Palm Beach, em West Palm Beach, Flórida, EUA, em 6 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Carlos Barria
-
O candidato presidencial republicano e ex-presidente dos EUA, Donald Trump, ergue o punho ao subir ao palco com sua esposa Melania e seu filho Barron, após os primeiros resultados da eleição presidencial dos EUA de 2024 no Palm Beach County Convention Center, em West Palm Beach, Flórida, EUA, em 6 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Callaghan O’Hare TPX IMAGENS DO DIA
-
O candidato presidencial republicano e ex-presidente dos EUA, Donald Trump, gesticula enquanto está no palco com sua esposa Melania, seu filho Barron e Lara Trump no comício de Trump, no Centro de Convenções do Condado de Palm Beach em West Palm Beach, Flórida, EUA, 6 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Brian Snyder IMAGENS TPX DO DIA
-
O candidato presidencial republicano e ex-presidente dos EUA, Donald Trump, beija sua esposa Melania em seu comício, no Palm Beach County Convention Center em West Palm Beach, Flórida, EUA, 6 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Brian Snyder
-
Uma apoiadora do candidato presidencial republicano, ex-presidente dos EUA, Donald Trump, abraça um recorte de papelão de Trump enquanto reage aos resultados da eleição durante a festa de observação do New York Young Republican Club durante a eleição presidencial dos EUA de 2024, em Manhattan, Nova York, EUA, 6 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Andrew Kelly
-
Apoiadores do candidato presidencial republicano, ex-presidente dos EUA, Donald Trump, reagem enquanto Trump fala no Centro de Convenções do Condado de Palm Beach, enquanto participam de uma festa de observação eleitoral no Comitê Republicano do Condado de Maricopa durante a eleição presidencial dos EUA de 2024 em Chandler, Arizona, EUA, 6 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Go Nakamura
-
Apoiadores do candidato presidencial republicano, ex-presidente dos EUA, Donald Trump, reagem ao lado de telas que mostram Trump falando no Centro de Convenções do Condado de Palm Beach, enquanto participam da festa de observação do New York Young Republican Club durante a eleição presidencial dos EUA de 2024, em Manhattan, Nova York, EUA, 6 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Andrew Kelly
-
Familiares observam o candidato presidencial republicano e ex-presidente dos EUA, Donald Trump, discursando para seus apoiadores em seu comício, no Centro de Convenções do Condado de Palm Beach, em West Palm Beach, Flórida, EUA, em 6 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Brian Snyder
-
O candidato presidencial republicano e ex-presidente dos EUA, Donald Trump, sobe ao palco com sua esposa Melania e seu filho Barron para discursar em seu comício, no Centro de Convenções do Condado de Palm Beach, em West Palm Beach, Flórida, EUA, em 6 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Brian Snyder
-
O candidato presidencial republicano e ex-presidente dos EUA, Donald Trump, discursa acompanhado de sua família, após os primeiros resultados da eleição presidencial dos EUA de 2024, no Palm Beach County Convention Center, em West Palm Beach, Flórida, EUA, em 6 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Carlos Barria
-
Uma bandeira é deixada no evento realizado pela candidata presidencial democrata, vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, durante a noite da eleição, na Universidade Howard, em Washington, EUA, em 6 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Daniel Cole
-
Pessoas passam por uma tela exibindo uma placa de Harris-Walz após o anúncio de que a candidata presidencial democrata dos EUA, Kamala Harris, não comparecerá, na Universidade Howard, em Washington, EUA, em 6 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Kevin Lamarque
-
Pessoas deixam o comício da noite da eleição para a candidata presidencial democrata dos EUA, Kamala Harris, do lado de fora da Universidade Howard, em Washington, EUA, 6 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Craig Hudson
-
Uma pessoa sai do comício da noite da eleição para a candidata presidencial democrata dos EUA, Kamala Harris, do lado de fora da Universidade Howard, em Washington, EUA, em 6 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Craig Hudson
-
Um apoiador reage aos resultados antecipados das eleições no comício da candidata presidencial democrata, vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, durante a eleição presidencial dos EUA de 2024, na Howard University, em Washington, EUA, em 5 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Daniel Cole
-
Estudantes sentam-se em arquibancadas quase vazias na conclusão do comício para a candidata presidencial democrata dos EUA, Kamala Harris, na Universidade Howard, em Washington, EUA, 6 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Alyssa Pointer
-
Pessoas saem do comício da noite da eleição para a candidata presidencial democrata dos EUA, Kamala Harris, do lado de fora da Howard University, em Washington, EUA, em 6 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Craig Hudson
-
Apoiadores reagem enquanto acompanham os resultados durante o comício da candidata democrata à presidência dos EUA, Kamala Harris, na Universidade Howard, em Washington, EUA, 6 de novembro de 2024
Foto: REUTERS/Alyssa Pointer
-
Apoiadores reagem durante o comício da noite da eleição para a candidata presidencial democrata dos EUA, Kamala Harris, na Universidade Howard, em Washington, EUA, 5 de novembro de 2024
Foto: REUTERS/Elizabeth Frantz
-
Apoiadores reagem enquanto assistem aos resultados durante o comício da noite da eleição para a candidata presidencial democrata dos EUA, Kamala Harris, na Universidade Howard, em Washington, EUA, 5 de novembro de 2024
Foto: REUTERS/Elizabeth Frantz
-
Apoiadores reagem aos resultados das eleições antecipadas no comício da candidata presidencial democrata, vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, durante a eleição presidencial dos EUA de 2024, na Universidade Howard, em Washington, EUA, 5 de novembro de 2024.
Foto: REUTERS/Daniel Cole
Eleições nos EUA
Após uma acirrada disputa, Trump derrotou Kamala e foi eleito o 47º presidente dos Estados Unidos.
O republicano já conquistou 277 delegados no colégio eleitoral, enquanto Kamala obteve 224, segundo projeções da imprensa e de institutos de pesquisa divulgados na manhã desta quarta-feira, 6. Para vencer o pleito nos EUA, é necessário obter ao menos 270 delegados dos 538 em disputa.
Assim, Trump voltará a ocupar o Salão Oval da Casa Branca pelos próximos 4 anos. Ele e o vice, J. D. Vance, tomam posse em 20 de janeiro de 2025.
Donald Trump discursa como presidente eleito e promete ‘era de ouro’ dos EUA:
Mais uma vez, as eleições presidenciais norte-americanas foram decididas pelos Estados-pêndulos, aqueles que não possuem uma preferência política fixa entre os partidos Democrata e Republicano. Neste ano, os sete Estados decisivos foram: Arizona, Geórgia, Michigan, Nevada, Carolina do Norte, Pensilvânia e Wisconsin. Ao todo, eles somavam 93 dos 538 delegados em disputa.
Design de Cláudia Guimarães