A Ucrânia anunciou nesta segunda-feira (2) que foi alvo de ataques de 110 drones russos durante a noite, uma incursão que deixou um morto e três feridos na cidade de Ternopil, no oeste do país.
A Rússia executa ataques noturnos em larga escala contra infraestruturas de energia da Ucrânia há vários meses, com drones explosivos de concepção iraniana.
“Uma pessoa morreu, três ficaram feridas e mais de 100 habitantes abandoaram a localidade”, anunciaram os serviços de emergência ucranianos no Telegram.
A cidade de Ternopil, que fica mais de 350 km ao sudoeste de Kiev, não é alvo frequente de ataques russos.
Segundo os serviços de resgate, “um grande incêndio foi registrado” na cidade devido ao bombardeio. A “onda de choque quebrou as janelas de edifícios vizinhos, de uma escola e de 20 veículos”.
A Força Aérea ucraniana informou que a defesa antiaérea derrubou 52 drones e que 50 aparelhos desapareceram dos radares.
Por sua vez, a defesa russa anunciou que destruiu 15 drones ucranianos nesta segunda-feira, todos em áreas fronteiriças da Ucrânia.
Moscou e Kiev intensificaram os ataques com drones e mísseis nas últimas semanas. Recentemente, a Ucrânia lançou mísseis americanos e britânicos de longo alcance contra a Rússia.
Moscou respondeu com o lançamento de um míssil hipersônico experimental contra uma cidade ucraniana e ameaçou atacar a Europa e os Estados Unidos, que fornecem armas a Kiev.