Foto: Divulgação /SES

A Diretoria de Vigilância Sanitária (DIVS), da Secretaria de Estado da Saúde, conquistou duas importantes premiações no Prêmio Anvisa 2024, realizado em comemoração aos 25 anos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), em Brasília. O estado foi reconhecido com o 1º lugar na categoria “Processos Finalísticos de Promoção e Proteção da Saúde” pelo projeto “Harmonização do Processo de Inspeção Sanitária” e o 2º lugar na categoria “Destaque de Produção Científica” com o artigo “Avaliação do Risco Potencial: da Teoria à Prática em Vigilância Sanitária”.

O projeto, desenvolvido em parceria com o Instituto Federal da Bahia (IFBA), será replicado em outros estados pela Anvisa e servirá como modelo nacional. A gerente de Inspeção e Monitoramento de Serviços de Saúde da DIVS, Cristine Durante de Souza Silveira, expressou sua gratidão.

“Parabenizo e agradeço à equipe técnica da gerência e ao Instituto Federal da Bahia, especialmente ao Professor Navarro, cuja colaboração foi fundamental na construção dos roteiros objetivos de Inspeção. E a todos os técnicos que atuam na vigilância sanitária e utilizam essa ferramenta de gerenciamento de risco, agora reconhecida em nível nacional”, agradeceu.

“O reconhecimento da Anvisa consolida 15 anos de parceria entre a DIVS de Santa Catarina e o IFBA, servindo de modelo nacional. É um prêmio ao nosso trabalho e à vigilância catarinense, que define padrões para o Brasil”, destacou Marcus Vinicius Teixeira Navarro, professor titular do IFBA.

Equipe da IFBA recebendo a premiação em Brasília 

Sobre o projeto

As iniciativas fazem parte do desenvolvimento do Modelo de Avaliação de Risco Potencial (MARP), com a definição dos indicadores de controle de riscos. A partir disso, foram elaborados roteiros objetivos de inspeção e disponibilizados em sistema online, utilizados para a inspeção sanitária dos serviços de saúde e de interesse da saúde. Os roteiros são aplicados pelas Vigilâncias Sanitárias municipais e estadual em SC, visando também criar um banco de dados e harmonizar as inspeções.

A ferramenta também oferece devolutivas automatizadas com gráficos e análises, permitindo identificar riscos e tendências nos serviços de saúde inspecionados, otimizando tanto a gestão quanto a fiscalização. “A padronização beneficia tanto os fiscais quanto os setores inspecionados, promovendo uma linguagem comum e maior eficiência”, explicou Michele Vieira Ebone, nutricionista e assessora técnica da DIVS.

A SES reafirma seu compromisso com a inovação e a melhoria contínua na Vigilância Sanitária, sempre focando na saúde da população de Santa Catarina.

Mais informações:
Josiane Ribeiro
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: [email protected]

Fonte: Governo de Santa Catarina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *